Escolha uma Página
Após 7 anos o Festival Encanta Vale volta para seu local de origem, o teatro de arena da cidade de Rifaina. “Tudo começou em 2009 quando ocupamos o Teatro com essa miscelânea cultural que promove encontro de vários artistas independentes que idealizam a cultura popular, manifestações de arte urbana, artes visuais, teatro, dança entre outras atividades coletivas que visam fortalecer os aspectos culturais das comunidades receptoras, promovendo intercâmbio cultural” explica Ernani Baraldi idealizador do projeto.

O Encanta Vale chega em sua sétima edição  – com apoio da prefeitura municipal de Rifaina e Hidrelétrica de Igarapava – consolidando-se como o maior Festival de Artes Integradas do Vale do Rio Grande, integrando à Rede Brasil de Festivais e ao Circuito Paulista de Festivais Independentes, o Encanta 2017 conseguiu atingir o número de 223 inscritos de todas os cantos do Brasil e, também, do exterior através da plataforma digital TNB – Toque no Brasil. Artistas independentes dos mais variados gêneros.

O Festival acontece nos dias 22 e 23/7 no teatro de arena de Rifaina/SP. Mas, já no dia 21 o protagonismo social acontece com oficinas para os adolescentes do projeto “Jovens em Ação” do CRAS e da Secretaria de Assistência Social de Rifaina. Serão oficinas de grafite e de dança de rua – break.

Entre os espetáculos mais esperados estão o “Batuque a Cidade”  novo trabalho da Cia de Artes do Baque Bolado de São Paulo. As pernas de pau, utilizadas em cena, trazem a possibilidade de um novo ponto de vista da cidade. Samba, Jongo, Moçambique de Bastão são algumas sonoridades que integram o Batuque a Cidade.

baque bolado batuque a cidade 1 - fotografo Jairo Ramos

foto divulgação Cia de Artes do Baque Bolado

E, também de São Paulo a Associação Livre Invisível que desenvolve composições autorais sob influência de gêneros como o Soul e o rock, passando ainda por ritmos encontrados na música popular brasileira e nuanças do Jazz.

A Banda Audiência Zero, também de São Paulo traz influências como “Chico Sciense, B’Negão, Gerson king Combo, Kezian Jhones, Fela Kut, James Brow, Luiz Gonzaga e Baden Powell.

Audiencia Zero

foto divulgação Audiência Zero

O francano, Elias Blacklas vem com seu groove; orgânico (funky-soul rap) mais cheio de referências contemporâneas. Traz com sua produção musical mensagem da construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.

O Hip Hop terá grande espaço no Festival, entre as atrações estão: Molusco Rapper de Franca, Toi & DJ Nenem de Uberaba, P.MC e Lindomar L3 de São Paulo,  coletivo USB de Buritizal e Seiva Roots de Ribeirão Preto. Além das apresentações irá acontecer batalha de MC’s, Breaking com B-Boy Guilherme NEO e live painting de graffite com o arte educador Diego Dgo que fará este mural promovendo empoderamento e protagonismo aos adolescentes do “Jovens e Ação” projeto da Secretaria de Assistência Social de Rifaina e do CRAS

 

 

Muita discotecagem 100% no vinil com Dj Fino (discos finos) de São Paulo, Dani Pimenta (Feminine Hi-fi) e Ju Mineira de São Paulo, Coletivo Bala na Agulha e H-Dub & Sistah Floradas de Franca.

 

Artistas locais também estão na lista do festival. Emerence com muito pop-rock e metal, Cléber Ávila com mpb e pop-rock e a cantora Júlia Devós com sua banda traz boas modas de viola.

 

O Festival fomenta e valoriza a cultura popular, a agricultura familiar, o turismo com bases sustentáveis e os artesãos. “Durante todo evento o público poderá além de curtir muita música boa, comprar produtos artesanais, aproveitar as opções gastronômicas e deliciar-se com diversos pratos de tilápia gourmet. Poderá também, conhecer mais sobre projetos de educação ambiental da Hidrelétrica de Igarapava e Secretaria de Meio Ambiente de Rifaina. Comprar produtos orgânicos de pequenos produtores rurais e sentir toda essa energia que o Encanta Vale propõe”  completa Baraldi

Tendências de vanguarda, diversidade cultural, manifestação de cultura popular, difusão, entretenimento, sustentabilidade e gastronomia.

 

PROGRAMAÇÃO

21/7 – SEXTA-FEIRA

09h – Oficina de Grafite – CRAS Rifaina

14h – Oficina de Breaking – Casa da Cultura de Rifaina

22/7 – SÁBADO (Teatro de Arena)

10h – Inicio live painting (mural de grafite)

13h – Discotecagem DJ Dadá – Ribeirão Preto

14h – Discotecagem DJ Fino + Dança B-boys (discos finos) – São Paulo

15h – Audiência ZERO – São Paulo

16h – Molusco Rapper & Banda – Franca

18h – P.MC e Lindomar 3L – São Paulo

19h – Blacklas – Franca

20h – Baque Bolado – Batuque a cidade – São Paulo

21h – Associação Livre Invisível – São Paulo

23h – Dani Pimenta (Feminine Hi-Fi) – São Paulo

00h – Juh Mineira (Ferro na Boneca) – São Paulo

01h – Encerramento | DJ Fino – São Paulo

23/7 – DOMINGO (Teatro de Arena)

13h – Bala na Agulha – Discotecagem – Franca + Dança B-boys

14h – Selectah H Dub & Fernanda Floradas – Franca

15h – Batalha do Calçadão | Batalha de Mc’s

16h – TOI & Dj Nene – Uberaba

17h – Coletivo USB – Buritizal

18h – Seiva Roots – Ribeirão Preto

19h – Emerence – Rifaina

19h30 – Cleber Avila –  Rifaina

19h – Júlia Devós e Banda – Rifaina

 

EXPOSIÇÕES

– Produtos Artesanais

– Feira do Agricultor

– Educação Ambiental

 

OFICINAS

– Dança de Rua – Breaking (B-boy)  com Arte Educador NEO

– Grafite  com arte educador Diego Dgo

 

GASTRONOMIA

– Tilápia Gourmet (Mcassab)

– Cafés Especiais Alto Mogiana (Café Ananias)

 

 

Realização
Prefeitura de Rifaina

Produção
Turismo Rifaina

Patrocinio
Hidrelétrica de Igarapava |Prefeitura de Rifaina

Co-Patrocinio
Mcassab
Ribercon
NewPlan Urbanismo

Apoio Cultural
LinkNacional
Quiosque do Marelo
Café Ananias
Pousada Mandevilla | Pousada Rio Grande | Luar da Canastra
RR Som e Ricardo Material para Construção
Orion Marketing Integrado