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Preparei este post com intenção de fazer uma retrospectiva das ações que foram promovidas através de parcerias, de contatos que mantenho, de prospeções que faço e, acreditando sempre nos meus ideais, principalmente no que concerne a prática do turismo sustentável e a sua difusão, promovendo intercâmbio cultural e protagonismo coletivo.

Entre as principais ações, destaco o engajamento em plataformas digitais. Ganhei cinco selos e, meu perfil esta preste a receber o selo de colaborador intermediário no TripAdvisor. Para quem não conhece o Tripadvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Ele também inclui fóruns de viagens interativos.

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Além da colaboração e interação com outras plataformas que dialogam com as premissas do Turismo Rifaina, consegui ainda, atingir métricas inéditas. Irei pontuar esses resultados de maneira segmentada, mostrando que são muito positivos, pois obtivemos o alcance desejado com ações orgânicas. Mas, não pensem que fiz isso a esmo, não, tudo tem esforço, dedicação, tempo, foco, planejamento estratégico e uma visão mercadológica. Inseri nas redes uma linguagem para sensibilizar as pessoas que Rifaina não é só praia. Possuímos um mosaico rico, embora pouco conhecido ou reconhecido como produto turístico. Evidenciei a importância de salvaguardar dos patrimônios naturais, materiais e imateriais. Assim, os resultados vieram, como vocês podem observar nos dados abaixo:

Gráfico 1 – Dados Gerais de acesso ao site. O gráfico mostra quantidade de visualizações de página e envolvimento de usuários. Mostra, também o engajamento de novos visitantes

 

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Tabela 1 – Informações demográficas. Nossa estratégia muito bem definida, atingindo Ribeirão Preto, São Paulo e Franca. A página (no set) é a cidade de Rifaina e, na sequencia o ranking das 10 cidades. Vocês podem observar a quantidade de acesso por cidades.

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Tabela 2 – Informações demográficas por País. Observem que o Brasil se destaca mas, o site esse ano teve acesso expressivo em outros países. Por isso, agora estou trabalhando um sistema de tradução do site para dois idiomas, o inglês e o espanhol.

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Tabela 3 –  Informações por Sistema Operacional. Aqui destaco uma métrica super importante, observe que o sistema operacional Android esta no topo da lista, isso significa que o site Turismo Rifaina obteve mais acesso através de mobiles (celular) do que desktop (computadores). Com essa informação, consegui pontuar as falhas de conexão que o site estava emitindo quando acessado desses aparelhos. Assim, esse ano migrei o conteúdo para uma plataforma de código aberto, e um site responsivo, ou seja, que se adequa para ter acesso por qualquer dispositivo (laptops, tablets, netbooks, celulares, desktops com tela pequena, iMacs com telas gigantescas, segundo monitor etc.), seria enlouquecedor desenhar múltiplas versões de um mesmo site que suprissem cada uma dessas variações de tamanho de tela e cada uma das resoluções de tela disponíveis no mercado.

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Tabela 4 – Página no Facebook – Dados demográficos dos nossos  fãs, ranking das dez cidades, ranking por país e idioma.

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Tabela 5 – Perfil dos nossos seguidores no facebook. Observe que 57% são mulher e temos 19% com idade entre 25 a 34 anos.

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Considero muito importante estes dados.  É através deles que podemos desenvolver uma estratégia de marketing com definição dos nichos de mercado, por exemplo,  impulsionar uma publicação para atingir jovens entre 18 a 44 anos de idade nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Uberaba e Uberlândia. Pois bem, consigo enxergar a quem e onde atingir mas, existe outro fator e, muito importante, no desenvolvimento de um planejamento estratégico: O que quero vender!

Eu sempre acreditei que Rifaina é muito mais que a Represa de Jaguara, dediquei tempo em pesquisas que me ajudaram entender toda a microrregião, entender os atores da cadeia produtiva, vivenciei a singularidade dessa região cheia de pluralidade. Foi com muita dedicação que criei uma linguagem específica para vender o turismo em Rifaina. Foi mostrando através de fotos e vídeos que é possível acreditar em novas metas, como por exemplo o Turismo de Mergulho, o Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo Pedagógico, Turismo Geológico, Turismo de Aventura.

Rifaina não é nossa praia, essa linguagem é arcaica e o tanto quanto démodé. Rifaina é nosso paraíso, com riquezas naturais imensuráveis, riquezas materiais e, uma rica e insubstituível riqueza imaterial que me enche os olhos de esperança.

Esse 2016 foi o ano de consolidação do projeto e, foi o ano de parcerias,  Gravamos o clipe do EMICIDA em Rifaina promovendo o protagonismo das crianças e adolescentes dos projetos sociais.

Making of do Clipe

 

Clipe Oficial

Gravamos o clipe do Rena Inquérito, não em Rifaina, mas na região e, pude ver a alegria das pessoas que foram escolhidas no teste de casting que fizemos em Rifaina. 

Making Of do Clipe

 

Clipe Oficial