Escolha uma Página

Muitos mais do que grandes construções religiosas, os meios naturais é que se consagram como lugares sagrados, intocados, divinos. É o caso das cavernas Batu, na Malásia, um famoso santuário hindu localizado a apenas 13 quilômetros da agitada capital do país, Kuala Lumpur. Atualmente, é um ponto turístico bem conhecida da Ásia, atraindo pessoas do mundo todo.

A enorme formação calcária, de cerca de 400 milhões de anos (sim, leu bem!), abriga três cavernas principais, com nome vindo do rio Batu, que corre pelo distrito de Gombak. A religião hindu foi levada para o local pelos indianos durante a colonização britânica, fazendo com que muitos deles se mudassem para lá. No complexo natural encontraram então o lugar perfeito para cultuar Murugan, o Deus da guerra e da vitória, construindo então um imponente monumento dourado de 40 metros de altura, dedicado a esta divindade.

A caverna maior, conhecida como Catedral, com 100 metros de altura e uma entrada aberta acima, que parece receber luz divina, além de esculturas detalhadas. As duas cavernas menores abrigam mais algumas estátuas sagradas, além de pinturas e memorabílias. Anualmente, cerca de 800 pessoas se reúnem para o Festival Thaipusam, reunindo devotos e curiosos que chegam para assistir as atrações. Os Kavadis, um tipo de fardo, são carregados escada acima, e, provando sua devoção, pessoas os prendem em seus corpos com ganchos perfurados na pele, língua e bochechas, na busca pela graça de Murugan através do sacrifício.

Batu-Caves
Foto via

Para se ter ideia do quanto o local é preservado, ainda há tribos indígenas vivendo nos arredores. O acesso até a caverna exige esforço: são 272 degraus íngremes para a subida. Mas a recompensa é das melhores, incluindo um visual fascinante de seu topo.

Batu-Caves2

Foto via

www.stuckincustoms.com

Foto via

batu-caves4

Foto via

batu-caves5

Foto via

batu-caves12

batu-caves11

batu-caves10

batu-caves9

batu-caves8

batu-caves7

batu-caves6

Fotos via

batu-caves14

Foto via

batu-caves13

Foto via

*Feito de países com culturas milenares, o Extremo Oriente é, porém, uma das regiões mais cosmopolitas do mundo e, por isso, tem atraído tanta atenção. Neste canal especial, uma parceria entre o Hypeness e a Emirates, vamos mostrar todo o exotismo desses destinos que estão conquistando corações.

Um canal feito a pensar nos viajantes de plantão, mas também nos aventureiros, nos curiosos ou em todos aqueles que querem desbravar uma das regiões mais vibrantes do planeta.