Escolha uma Página

Rifaina é conhecida por suas belas paisagens e tem como principal atrativo turístico a Represa de Jaguara – ainda que -aos pés da Serra da Canastra, o ecoturismo ainda engatinha na região. Além das belezas naturais, esta microrregião abarca um mosaico de atrativos materiais, naturais e imateriais pouco conhecidos ou não reconhecidos como um grande potencial turístico. Um leque de oportunidades que, se trabalhados de forma sustentável, poderá gerar renda e emprego.

Neste noroeste de São Paulo, na região da Alto Mogiana a história esta presente em todas as partes: Uma cidade que foi submersa após a construção de uma Hidrelétrica na década de 1960; Trincheiras e marcas da revolução constitucionalista ou Revolução de 1932; Caminhos da antiga Cia Mogiana de Estradas de Ferro; Sítios arqueológicos – encontrados recentemente – formam uma gama de possibilidades aquém do turismo especulatório e de massas.

E, neste sentido, o 1º Encontro Fotográfico de Rifaina é um projeto de vanguarda já sonhada por lá. É o pensamento da construção coletiva que o mundo grita neste século 21. Pessoas e ideais com objetivos claros: trabalhar em harmonia com a natureza, ser responsável e auto-sustentável, levar desenvolvimento sociocultural e socioambiental às comunidades receptoras, deixar de lado a vaidade e buscar na arte, na natureza, na história e nos atores da cadeia produtiva as inspirações para essa imersão fotográfica. Um dia pelas roças, trilhos e trilhas da microrregião para que os  participantes tenham um cenário relevante para expressar o seu olhar e o contextualizar de forma poética todo este mosaico de atrativos. Para, um dia, quem sabe, ver florescer na região este turismo tão sonhado.

O Encontro terminara em uma Estação da Cia Mogiana – infelizmente abandonada –  datada de 1888. Lá, o empresário, produtor de café, barista e aspirante a fotógrafo “Zé Tadeu” do Olinto Café de Franca fará uma preparação de cafés especiais, mostrando aos participantes a diferença entre cafés especiais e o café de combate. Além disso, haverá degustação de alguns cafés especiais distintos e premiados.

O Encontro Fotográfico será realizado no dia 17 de Fevereiro de 2019 em Rifaina. O interessados precisam preencher o formulário de inscrição abaixo. O Encontro contará, também, com Guia e Fotógrafo Ernani Baraldi, que conduzirá os participantes aos locais que inspiram atenção, cuidado e dedicação para o fomento do turismo com bases sustentáveis.

Este projeto conta com o apoio da Pousada Mandevilla, Turismo Rifaina, Olinto Café e Studio calenzano

Serviço:

Data: 17 de Fevereiro

Local: Rifaina/SP (encontro às 9h na Pousada Mandevilla) como chegar AQUI

Valor: Não tem taxa de Inscrição